Dos sete prefeituráveis de Manaus, ao menos três têm publicações com apoio de lideranças evangélicas ou participação em cultos
Pelo menos três dos sete candidatos a prefeito de Manaus têm saído em busca do voto religioso da população da capital, especificamente o apoio nas igrejas evangélicas, que possuem alta capilaridade na periferia.
Adventista, o atual prefeito e candidato à reeleição David Almeida (Avante) recebeu o apoio formal de duas entidades religiosas evangélicas: Igreja Assembleia de Deus no Amazonas (IEADAM), do pastor Jônatas Câmara, e Igreja Quadrangular do Amazonas, do missionário Manoel Martins.
No último domingo, Jônatas Câmara manifestou apoio da Assembleia de Deus à reeleição do prefeito. “Esta decisão tem a ver com o que é justo. ‘O Senhor é justo e ama a justiça’, diz as Escrituras. David muito honra os evangélicos com a grande transformação que fez e está fazendo em Manaus, beneficiando a todos. E por reconhecer isto, seguiremos ao seu lado com alegria neste projeto em apoio a estas mudanças. Reconhecemos o valor de todos que disputam este pleito, mas reconhecemos em David um projeto exitoso de gestão e cuidado para todos”, disse o prefeito após reunião com David Almeida.
Outro que possui apoio entre os evangélicos é o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), que possui uma forte ligação com o apóstolo Renê Terra Nova, líder do Ministério Internacional da Restauração (MIR).
Nas redes sociais, Terra Nova e Alberto Neto foram vistos juntos em duas ocasiões, juntamente com o vereador Marcel Alexandre (PL), pastor da MIR e apoiador da candidatura do parlamentar: durante o aniversário de Renê e na gravação de um convite para a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro à capital.
O bolsonarista também já recebeu uma bênção do apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Reino de Deus em São Paulo. O pastor, inclusive, afirmou que Alberto Neto era o “representante legítimo de Manaus porque Deus quer assim”.
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado Roberto Cidade (União), também foi à caça do voto evangélico e chegou a participar de um encontro com líderes religiosos na Central das Igrejas, visita articulada do deputado federal licenciado Fausto Júnior (União) e o deputado estadual Felipe Souza (PRD), que é evangélico batista.
Além disso, Cidade tem em sua coligação o partido Republicanos, sigla ligada à Igreja Universal do Reino de Deus.
Em marcha
Os três candidatos a prefeito também participaram da Marcha para Jesus na cidade de Manaus em 10 de agosto, maior evento cristão do país. O prefeito David Almeida foi ao evento acompanhado da família e permaneceu ao longo de todo o evento, tal qual o deputado Alberto Neto, que subiu em um trio elétrico com Renê Terra Nova e Marcel Alexandre.
Roberto Cidade foi acompanhado do deputado estadual João Luiz (Republicanos), líder na Igreja Universal, e Felipe Souza.
Divididos
As candidaturas de Roberto Cidade e David Almeida provocaram um racha na família Câmara. Enquanto Jônatas, presidente da Assembleia de Deus, declarou apoio ao atual prefeito, Cidade conta com o apoio de Silas Câmara, líder do Republicanos no Estado do Amazonas.
O que diz a lei
A legislação eleitoral veda a realização de campanha política em bens de uso comum, como cinemas, lojas, mercados e espaços religiosos. A proibição vale ainda para postes de iluminação pública, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos. A vedação também inclui todos os bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam.
Vices também buscam apoio
Além dos cabeças de chapa, dois candidatos a vice também possuem forte participação nas igrejas evangélicas: Renato Junior (Avante), vice de David Almeida, e Coronel Menezes (PP), vice de Roberto Cidade.
Adventista tal qual o prefeito, Renato Junior frequentemente publica suas participações em cultos ao lado da família e participações em eventos em outras igrejas, como uma ocasião em que foi convidado para um evento na Assembleia de Deus Ministério Madureira.
Próximo do segmento devido à sua antiga ligação com Bolsonaro, o coronel Alfredo Menezes participou nos últimos dias da Convenção dos Ministros Evangélicos do Brasil Interdenominacional (CMEBI), ocorrido no bairro Terra Nova, zona Norte de Manaus. O evento atraiu ao menos 150 lideranças religiosas. Na ocasião, ele aproveitou para divulgar a candidatura de Roberto Cidade.
Bancada tenta ficar no cargo
Entre os atuais vereadores de Manaus, quatro são líderes religiosos: João Carlos (Republicanos), Marcio Tavares (Republicanos), ambos pastores da Igreja Universal, a vereadora Yomara Lins (Podemos), pastora e uma das fundadoras da Comunidade Evangélica Internacional do Avivamento, além de Marcel Alexandre.
Na lista de candidatos a vereador em 2024, doze se identificam com a alcunha de pasto, pastora, bispa e missionário.
Indo para outro setor do cristianismo, o ex-deputado e candidato a vereador Zé Ricardo (PT) mostra em suas redes sociais muitas participações em eventos da Igreja Católica, onde iniciou sua militância na juventude. Em fevereiro deste ano, o petista comemorou os 60 anos da Campanha da Fraternidade da instituição em postagem na internet.
“A Igreja Católica está inserida na vida do povo, lutando pela igualdade, políticas públicas, direitos humanos, saúde, educação, segurança, fraternidade e paz. Há 60 anos realiza a Campanha da Fraternidade. De 2024, o tema é sobre a Amizade Social e começa na quarta-feira de cinzas”, escreveu.
(Montagem: Heli Mascarenhas)
Por: Lucas dos Santos / politica@acritica.com