Até o fim de novembro, palestras ocorrem para colaboradores e ônibus adesivados com as cores da ação vão circular pelas ruas da cidade.
As empresas de transporte coletivo de Manaus iniciaram, nesta terça-feira (1º), uma campanha de conscientização sobre os cânceres de mama e próstata. Até o fim de novembro, palestras ocorrem para colaboradores e ônibus adesivados com as cores da ação vão circular pelas ruas da cidade.
A iniciativa foi encabeça neste ano pelo Grupo Eucatur Urbano, que participa ativamente da campanha há uma década. Os dois mil funcionários da empresa já começaram a receber a visita de palestrantes no local de trabalho.
Algacir Gurgacz, diretor da eucatur (Foto: Nilton Ricardo/Freelancer)
Segundo o diretor, Algacir Gurgacz, o objetivo é informar os colaboradores sobre quais medidas precisam ser tomadas para ter um diagnóstico precoce e maiores chances de cura. Gurgacz também destacou que há uma preocupação em especial com o público masculino, cujo preconceito em realizar o exame de toque ainda é uma barreira constante.
“A gente observou o grande preconceito, por parte do homem, em fazer o exame. O alerta sempre foi pra mulher e o homem sempre se escondendo então nós temos que chamar atenção para que ele saiba o que é importante” explicou o diretor.
Eucaler Lima, motorista (Foto: Nilton Ricardo/Freelancer)
O motorista Eucaler Lima, 38, é um dos grandes incentivadores da realização dos exames contra o câncer de próstata. Ele assumiu a responsabilidade de encorajar os colegas de trabalho e corrigir pensamentos preconceituosos.
“A gente tem que deixar o preconceito de lado, muitos colegas ainda pensam que é algo que fere a masculinidade, né? Eu sempre digo pra pessoa se cuidar, num dia de folga ir ao médico, é importante” disse.
Para os alguns funcionários a iniciativa tem um grande peso em gerar apoio. A cobradora Geane de Souza, 50, por exemplo, tem um filho que foi diagnosticado com câncer em 2017 e segue em tratamento.
Geane de Souza, cobradora (Foto: Nilton Ricardo/Freelancer)
Ela entende bem quais as dificuldades que os pacientes e os familiares enfrentam e por isso busca incentivar os colaboradores que enfrentam a doença.
“A gente procurar dar apoio, cuidar, porque quando a pessoa está em tratamento é um momento muito delicado. Procuro conversar e falar das coisas boas que podem vir depois, da esperança da cura” comentou Geane.
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre mulheres, no Brasil. Ele corresponde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos oncológicos.
(Foto: Nilton Ricardo/Freelancer)
Já o câncer de próstata atinge cerca de 2 milhões de homens no país. A Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas, Marília Muniz, destacou que os exames preventivos precisam ser rotina para homens e mulheres.
“As mulheres devem fazer a mamografia se tiverem mais de quarenta anos e os homens, também nessa idade, podem fazer o PSA, um exame de sangue” explicou.
Marília Muniz, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (Foto: Nilton Ricardo/Freelancer)
Campanha nas ruas
As seis empresas de transporte público da cidade, Auto Ônibus Líder, Eucatur Urbano, Expresso Coroado, Global GNZ, Viação São Pedro, Vega Manaus e Via Verde Coletivos, iniciaram um percurso simbólico pelos seis principais terminais de integração da capital do Amazonas com os veículos adesivados em alusão à campanha.
(Foto: Nilton Ricardo/Freelancer)
A ideia, segundo o sindicato da classe, o Sinetram é chamar a atenção dos passageiros para que possam se conscientizar sobre as doenças, forma de diagnóstico e em especial o tratamento. Os veículos vão permanecer caracterizados até o início do mês de dezembro.
(Foto: Nilton Ricardo/Freelancer)
Por; Lucas Motta / online@acritica.com